black-list-de-call-center-pluri-sistemas

Lei Não Me Perturbe: a Importância da Blacklist de Call Center

A rotina em uma empresa de call center requer um cuidado minucioso para diversos detalhes, principalmente para as blacklist de call center. Afinal, não somente pessoas físicas, como também outras empresas acabam recebendo uma chuva de ligações automáticas com mensagens gravadas, o que pode acabar atrasando toda uma operação e deixando clientes em filas de espera nas chamadas.

Essas ligações podem ser caracterizadas como chamadas de spam e são originadas por empresas com certo reconhecimento ou mesmo por empresas totalmente desconhecidas, com o objetivo de vender. Na maioria das vezes, essa ação é feita sem o seu consentimento, ou seja, não houve fornecimento do número para que a empresa entrasse em contato oferecendo tal produto ou serviço.

Com o intuito de proteger as empresas e o consumidor dessas ligações indesejadas, foi criada a lei “Não me perturbe”. O site surgiu atendendo uma demanda da Anatel e tem como finalidade descadastrar um número de listas que são comercializadas de forma ilegal entre as operadoras para empresas de telemarketing.

Para as empresas mais especificamente, existe ainda uma segunda opção para fugir das ligações de spam, através das blacklists.

Por que criar Blacklist de Call Center?

Ter uma blacklist de call center significa mais segurança e otimização para uma central de operação. Quanto menos chamadas de spam uma central receber, menos tempo de espera será perdido para os clientes que entraram em contato e estão aguardando um atendente.

A importância de criar essas blacklists está justamente no tempo de otimização de cada operação, pois cada número que é cadastrado significa uma ligação a menos para o setor de call center.

Para criar uma blacklist de call center, é preciso ter cuidado e estar sempre muito atento aos números porque qualquer erro pode acabar levando ao bloqueio de possíveis ligações importantes.

Blacklist de Call Center: Plataforma para Monitoramento de chamadas

Vinculado ao sisCallCenter, existe a ferramenta de Blacklist, onde é possível adicionar números ou importar listas. A plataforma é totalmente configurável e a empresa pode selecionar se quer bloquear o número como entrante (receptivo), como sainte (ativo) ou mesmo para campanhas com o discador automático.

Com essa funcionalidade, a empresa pode ainda recuperar algum número que tenha sido bloqueado por engano e estar sempre atualizando, de forma a deixar sua central de atendimento ainda mais otimizada e sem perder tempo com ligações inoportunas.

sistemas-call-center-discador

Como evitar cair em Blacklist de Call Center

As empresas precisam ter o cuidado de estar controlando os mailings de campanha. Caso algum cliente solicite a saída, ela deve fazer imediatamente, pois caso contrário poderá levar a empresa para uma blacklist e correndo o risco de ser configurada como spam.

Muitas campanhas seguidas de cobrança para um mesmo mailing também pode significar problemas a longo prazo para a empresa que realiza as ligações. Uma estratégia é ir alternando as listas, sem repetir os números, pois assim evita muitas ligações disparadas para o mesmo contato.

Existe ainda a opção de deixar os números inativos nas listas de blacklists de call center, evitando fazer discagem para números de spam e que não respondem às chamadas.

O Impacto da Blacklist de Call Center

Cada vez mais empresas estão sendo incluídas nas blacklists de call center pela grande demanda de campanhas que são disparadas diariamente. É preciso ter muita atenção aos mailings e evitar que os contatos não estejam repetidos em nenhuma.

O fato é que as chamadas de spam não vão deixar de existir, mas é possível escapar para que elas não atrasem a central de operações de contact center.