Chatbot para WhatsApp: como integrar à sua empresa

Chatbots são programas que têm sido cada vez mais utilizados por empresas de todos os tamanhos e de diversos setores (como atendimento ao cliente, vendas, marketing e outros).

No artigo de hoje, reunimos diversas informações sobre chatbots para WhatsApp para que você entenda como sua empresa pode se beneficiar da ferramenta e listamos também alguns erros que as empresas cometem ao integrá-la! Confira!

O que são chatbots e como eles podem ser úteis à sua empresa

Antes de mais nada, é preciso entender o que são chatbots!

De forma resumida, chatbots são programas que simulam conversas com seres humanos e têm como principal objetivo informar ou realizar tarefas simples, sendo capazes de entender perguntas e oferecer respostas pré-programadas ou encaminhar o usuário ao setor ou pessoal adequado.

Falando do setor de atendimento ao cliente, a ferramenta é especialmente útil e conta com diversas vantagens que exploraremos abaixo:

Principais vantagens dos chatbots

Algumas das principais razões pelas quais uma empresa pode optar por integrar chatbots ao seu WhatsApp incluem:

  1. Mais agilidade

Chatbots podem atender a muitas pessoas ao mesmo tempo, o que agiliza o atendimento e evita filas de espera.

Isso pode melhorar a experiência do cliente e aumentar a fidelidade da empresa.

  1. Disponibilidade

Chatbots têm disponibilidade de atendimento 24 horas por dia, 7 dias por semana, o que é impossível para um funcionário humano e pode ser muito útil para empresas que prestam serviços a clientes em diferentes fusos horários, por exemplo.

  1. Personalização

Por coletar dados dos usuários e enviar mensagens personalizadas, os chatbots podem auxiliar no aumento da fidelidade dos clientes.

Além disso, essa personalização das mensagens pode ajudar a atrair a atenção dos usuários e aumentar as vendas da empresa.

  1. Economia de recursos

Chatbots podem ajudar a empresa a economizar recursos como tempo e dinheiro, que seriam gastos com o atendimento ao cliente por um funcionário humano, o que representa mais uma vantagem da implementação da ferramenta.

  1. Análise de dados

Outra incrível funcionalidade dos chatbots é sua capacidade de coletar dados dos usuários e fornecer informações valiosas à empresa.

É possível, por exemplo, saber as perguntas mais frequentes dos usuários, o que pode ajudar a identificar áreas que precisam de melhorias na empresa. Além do mais, a análise desses dados pode ajudar a identificar oportunidades de marketing e vendas e, consequentemente, aumentar os lucros da companhia.

Erros comuns ao criar chatbots

Agora que já entendemos as principais vantagens dos chatbots, vale ressaltar alguns dos erros comuns que as empresas cometem ao integrar a ferramenta. São eles:

  1. Não ter um objetivo claro

É importante ter um objetivo claro ao criar um chatbot para que assim, ele possa ser eficaz e atender às expectativas da companhia e seus usuários.

  1. Não testar o chatbot

Antes de colocar o chatbot no ar, é importante realizar testes para garantir que ele esteja funcionando adequadamente e entendendo corretamente as perguntas dos usuários.

  1. Não atualizar o chatbot regularmente

Atualizar o chatbot pode garantir que a ferramenta funcione sempre da maneira correta, oferecendo as informações mais úteis e atuais aos usuários.

Dicas para criar um chatbot eficaz e envolvente

Saber como evitar erros comuns é muito importante na hora de criar um chatbot, mas você sabe o que mais é necessário para garantir a implementação de uma ferramenta eficaz e envolvente? É sobre isso que falamos a seguir:

  1. Crie um objetivo claro

Em contrapartida ao erro mais comum citado acima, é preciso definir um objetivo claro para que o chatbot seja eficaz e atenda às expectativas da companhia e seus usuários.

  1. Forneça informações úteis

O chatbot deve fornecer informações úteis e relevantes aos usuários para que assim, eles tenham motivos para utilizá-lo e criem confiança na ferramenta.

  1. Tenha um design atraente

O design do chatbot é um detalhe que pode passar despercebido por muitas empresas, mas é um elemento importante. Isso porque ele pode ajudar a chamar a atenção dos usuários e tornar a conversa mais agradável e fluida.

Como integrar um chatbot ao WhatsApp da sua empresa

Agora que já entendemos o que é um chatbot, quais são suas vantagens, quais os erros mais comuns em sua integração e como criar uma ferramenta eficaz e envolvente, falta entender como integrá-lo ao WhatsApp de sua empresa.

Bom, integrar um chatbot ao WhatsApp de uma empresa é um processo relativamente simples, mas que requer alguns cuidados:

  • Antes de tudo é necessário criar o chatbot, o que pode ser feito por meio de plataformas especializadas ou programadores experientes.
  • Depois, é preciso criar uma conta comercial no WhatsApp e obter uma API (um conjunto de regras e padrões que permitem a integração entre o chatbot e o aplicativo).
  • Por último, basta conectar o chatbot à API e configurar as respostas e regras de atendimento.

Como medir o sucesso de um chatbot no WhatsApp e otimizar seu desempenho

Por fim, você deve estar se perguntando como saber se seu chatbot está indo bem.

Para tal, é necessário que você acompanhe algumas métricas que podem ajudar a identificar áreas de melhoria e otimizar o desempenho do chatbot, como:

  • número de conversas iniciadas;
  • número de perguntas respondidas corretamente;
  • tempo médio de resposta;
  • taxa de satisfação dos usuários.

A partir daí, basta fazer os ajustes necessários para garantir clientes cada vez mais satisfeitos.