

Por Juliana Baratta
Estratégia de Cobrança Online: Dicas para a Sua Central de Atendimento
Os atendimentos digitais já são a preferência entre os brasileiros e é por esse motivo que as centrais de atendimento necessitam estabelecer uma estratégia de cobrança online, para se adequarem às demandas de seus consumidores e se manterem atualizadas com as evoluções tecnológicas.
A cada ano que passa, novas ferramentas são criadas para facilitar ainda mais a comunicação entre a empresa e o cliente, permitindo uma aproximação maior e garantindo a fidelidade.
Por que investir na Cobrança Online?
Atualmente, o atendimento online é preferência para a maioria dos consumidores brasileiros, aponta pesquisa publicada pelo Sercom. De acordo com a pesquisa, cerca de 64% dos consumidores entrevistados, dizem preferir atendimento pelos canais digitais.
No gráfico abaixo, listamos os principais canais citados pelos entrevistados:

Analisando esses dados, podemos concluir que os clientes se sentem mais à vontade para se comunicarem com as empresas por esses canais, e portanto é imprescindível oferecer uma diversidade de canais para que eles tenham a opção de escolher qual o mais conveniente. Uma estratégia de Cobrança Online torna-se uma via muito efetiva, comunicando-se com o consumidor onde ele se encontra.
Mas como realizar a Cobrança Online ou Digital?
A Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD, protege o consumidor em relação a utilização de seus dados pessoais, como informações demográficas, dados bancários, telefone e número de documentos e ainda assegura a proteção desses dados, a fim de evitar o vazamento de informações.
Em resumo, ela diz que:
Portanto, realizar a cobrança online levando em consideração a importância da conformidade com a LGPD, é fundamental para garantir a segurança e a privacidade dos dados dos clientes, assim como evitar problemas legais que possam prejudicar a imagem e reputação da empresa.
Confira 6 Dicas para trabalhar Cobrança Online de forma adequada
Para garantir a integridade e privacidade dos clientes, as empresas que desejarem realizar a cobrança online, precisam traçar estratégias legais. Por isso, listamos algumas dicas que podem ser seguidas para manter a credibilidade e imagem da empresa. Confira:
Obtenha o Opt-in
É fundamental obter o Opt-in dos clientes e consumidores para certificar de que os clientes tenham dado permissão para receberem comunicações e cobranças através dos canais digitais. Isso pode ser feito através de formulários disparados por e-mail, cadastros no site ou mesmo totens espalhados pela loja física.
Proteger dados dos clientes
Crie medidas eficazes de segurança para proteger as informações pessoais dos clientes. Reúna uma equipe especializada para montar estratégias como criptografia (utilizada inclusive pelo WhatsApp), autenticação e outras medidas de segurança para evitar acessos não autorizados de terceiros.
Ofereça canais seguros de pagamento
Disponibilize opções de pagamento online seguras e confiáveis, a fim de garantir que as transações sejam protegidas e os dados financeiros dos clientes não sejam roubados.
Realize atendimentos personalizados
Quando a empresa tiver acesso aos dados do cliente, eles poderão ser usados para personalizar as mensagens de cobrança, desde que estejam dentro dos meios legais, tornando-as mais relevantes e aumentando as chances de sucesso na recuperação de débitos.
Monitoria de desempenho
Acompanhe métricas e indicadores de desempenho da estratégia de cobrança online para identificar pontos de melhoria e realizar os ajustes necessários.
Utilize plataformas seguras para automatização
Integrando sistemas e softwares seguros de automatização, como um chatbot e CRM para a gestão de relacionamento com o cliente, a empresa otimiza bastante a cobrança online, agilizando os processos e proporcionando uma experiência mais fluida ao cliente.
Desenvolva métodos mais humanizados e com Consentimento do seu consumidor!
Ao seguir essas diretrizes, a empresa pode realizar a cobrança online de forma segura, protegendo os direitos dos clientes e cumprindo com as obrigações legais estabelecidas pela LGPD. Além disso, agir em conformidade com a legislação fortalece a confiança dos clientes na marca, contribuindo para um relacionamento duradouro e positivo.