

Por Juliana Baratta
Por que investir em um CRM é um divisor de águas para o crescimento das pequenas empresas
No atual mundo digital em ritmo acelerado, as pequenas empresas enfrentam muita concorrência quando se trata de atrair e reter clientes. Para ter sucesso e crescer, as empresas precisam ser proativas e estratégicas em sua abordagem ao gerenciamento do relacionamento com o cliente (CRM). crm para pequenas empresas
Um sistema de CRM pode ajudar as empresas a otimizar seus processos de vendas, marketing e atendimento ao cliente, resultando em maior eficiência, melhor envolvimento do cliente e, por fim, maior receita.
Neste artigo, exploraremos por que investir em um CRM é um divisor de águas para o crescimento das pequenas empresas e como ele pode ajudá-las a se manterem à frente em um mercado altamente competitivo.
Portanto, se você é proprietário de uma pequena empresa e deseja levar seu negócio para o próximo nível, ou se é um profissional de marketing digital que deseja ajudar seus clientes a ter sucesso, continue lendo para descobrir os benefícios de um sistema de CRM para pequenas empresas.
CRM para pequenas empresas
Partindo do princípio que os clientes estão no centro de qualquer negócio, com as pequenas empresas não poderia ser diferente. São eles, os que consomem o produto ou o serviço final de uma marca que serão a força e o gatilho para as demandas de atendimentos.
O CRM – sigla em inglês para Customer Relationship Management, que traduzindo seria Gestão de Relacionamento com o Cliente – é uma ferramenta para facilitar essas demandas e que vai permitir uma experiência de atendimento muito mais completa, tanto para a empresa, quanto para o consumidor.
Como funciona um CRM
A ferramenta de CRM funciona como um banco de dados onde ficam armazenadas algumas das informações mais importantes dos clientes.
Ele permite reunir em um único ambiente, todos os dados sobre cada contato de uma empresa como o nome, telefone, características comportamentais que vão sendo definidos a partir do relacionamento estabelecido com o cliente e detalhes sobre as interações realizadas para então entender melhor suas respectivas jornadas de compra.
Mas de que forma a empresa ganha com isso?
Bom, existe uma crença de que para ter um CRM, tem necessariamente que ser uma empresa grande. Ou que para fazer a implantação desse tipo de sistema é caro comparado com o retorno que ele vai trazer.
Porém, é exatamente essa ferramenta que empresas buscam para trazer resultados mais consistentes em suas operações.
CRM na prática
Um CRM para pequenas empresas poderia ser utilizado para cadastro de clientes e acompanhamento das tratativas e histórico de interações com o cliente fica salvo e permite ao atendente realizar contatos mais personalizados.
Quando falamos de uma empresa pequena, estamos falando de uma empresa que possui a empresa com potencial a crescer, até porque é isso que visa grande parte delas. Nenhuma empresa que começa do zero quer se manter naquela posição, e esse já é um motivo inicial para ter um CRM.
Para mostrar como essas pequenas empresas podem utilizar um CRM em sua gestão, vamos pegar uma empresa grande primeiro como referência. Grandes empresas (porte de empresas) possuem um número maior de funcionários, portanto necessita de uma plataforma para arquivar as negociações. É muito importante que esteja em algum lugar documentado para realizar consultas futuras e também gerar relatório a fim de quantificar e qualificar as negociações.
Tendo isso em vista, podemos perceber que também se torna aplicável a uma empresa pequena e que precisa contar com uma ferramenta pra auxiliar na otimização de alguns processos. Outras formas de utilizar um CRM para pequenas empresas seriam:
Acelerar as negociações
Uma empresa ser pequena não significa que ela precisa estar em negociação com apenas um cliente por vez. Se a empresa possui 5 operadores, por exemplo, nada impede de negociar com 10 clientes simultaneamente.
Organizar Demandas
É bastante comum que em empresas pequenas, muitas demandas acabam sendo esquecidas, principalmente em lugares onde cada funcionário fica responsável pela sua própria rotina, portanto, a ferramenta também pode auxiliar a criar demandas e gerenciar através da plataforma.
Banco de Dados
Vamos supor que um contato ativo realizado em agosto de 2022 tenha dado uma negativa, mas deixou a proposta em aberto para daqui a 10 meses. Em junho de 2023 poderá tentar um novo contato com esse mesmo cliente. Portanto, o CRM vai fazer com que você tenha todas as informações desse cliente para que você saiba tratar e saiba oferecer a solução para aquele problema que ele tem.