

Por Juliana Baratta
O que é Blockchain: desvendando o futuro da tecnologia no mercado financeiro
Descubra como o Blockchain pode impulsionar seus investimentos e transformar a forma como você faz negócios, através de uma tecnologia segura para realizar transações financeiras e outros tipos de operações.
O que é Blockchain e para que serve?
O Blockchain pode ser definido como uma espécie de livro de registros, que é compartilhado e imutável. Sua tecnologia armazena um conjunto de dados e informações que se interligam por meio de criptografia, permitindo que as transações financeiras e outras operações possam ser realizadas de forma segura.
É uma espécie de banco de dados que registra o histórico de movimentações de cada usuário, sendo agrupados em blocos. Cada um desses blocos contém as seguintes informações:
De forma geral, a tecnologia blockchain é um mecanismo de banco de dados avançado que permite o compartilhamento transparente de informações na rede, sendo esses dados imutáveis e descentralizados.
Ou seja, as informações dentro de uma rede podem ser acessadas por todos os integrantes daquela rede, mas nunca poderão ser alteradas, mesmo quando um novo bloco é criado. Sendo algo muito visto como grande benefício no mercado de investimentos.
Vantagens da blockchain
Algumas vantagens podem ser destacadas, como:
1. Segurança:
Cada bloco é criptografado e conectado ao bloco anterior, formando uma corrente. Se alguém tentar alterar uma transação, isso afetaria todos os blocos subsequentes, tornando a fraude muito difícil. Além disso, apesar de ser uma tecnologia de armazenamento de dados, as informações necessitam ser coordenadas por todos os membros participantes.
2. Transparência:
Todos os participantes da rede podem ver todas as transações registradas na blockchain, criando um sistema mais confiável e transparente.
3. Descentralização:
A blockchain não é controlada por nenhuma autoridade central, como um banco ou governo. Isso significa que ninguém pode manipular as informações ou censurar transações. Essa é uma forma de dificultar ao máximo o poder de controlar ou adulterar as informações contidas nos blocos e impedir que apenas um grupo restrito ou entidades tenham poder de censura, sem que haja um consenso entre os usuários comuns.
Como funciona a Blockchain na prática?
Vamos supor que você queira enviar R$100 para alguém. Na blockchain, essa transação seria registrada como um novo bloco, e precisaria ser validado por outros participantes da rede, que vão verificar se você tem saldo suficiente e se a transação é legítima.
Após a validação, o bloco é adicionado à blockchain e a transação é finalizada. O dinheiro é transferido para o seu amigo de forma rápida e segura.
Glossário Blockchain:
¹ A mineração de um bloco se trata da aprovação para que uma transação seja efetivada e que o novo bloco seja criado. Cada novo bloco terá a hash do bloco anterior, pois as informações são armazenadas de forma que impossibilita qualquer alteração.
² Toda transação gera um código único quando ela é confirmada na blockchain. Com esse código é possível verificar se a transferência foi de fato realizada. É uma espécie de senha, contendo uma série de números e letras. Se você mudar uma única palavra no bloco, o hash será completamente diferente. Isso significa que qualquer tentativa de adulterar os dados na blockchain será imediatamente detectada.