marketplaces-blog-pluri-sistemas

O que é um Marketplace? Conheça sobre essa modalidade de mercado

Os marketplaces surgiram como uma nova forma de se fazer mercado. Seu surgimento se deu por conta de uma necessidade que o próprio mercado, como um todo, percebeu e teve de enxergar além de apenas o cenário que estava acostumado.

Foi preciso se reinventar, e as startups deram o empurrão necessário para que esse novo formato se encaixasse bem no dia a dia dos consumidores.

O que é um Marketplace?

A tradução para o português da palavra “marketplace”, é literalmente mercado. Ela transmite o sentido de um ambiente livre para fazer negócios entre vendedores e compradores e na prática, os marketplaces funcionam como uma espécie de shopping virtual, um espaço onde vários vendedores anunciam, e os consumidores podem comprar os produtos anunciados.

Em alguns, ainda é possível negociar com o vendedor o valor do produto anunciado, frete e local da entrega.

plataforma omnichannel

Exemplos de Marketplaces

Atualmente, existem diversas plataformas que oferecem o seu espaço digital para que os vendedores possam realizar suas vendas de forma online.

O funcionamento ocorre da seguinte forma:

  • Administradores: os administradores de marketplaces, possuem um tipo de acesso que permite a eles, gerenciar todos os vendedores cadastrados na plataforma;

  • Vendedores: esses, por sua vez, podem cadastrar os produtos e serviços oferecidos;

  • Clientes: por fim, os clientes podem se cadastrar nas plataformas para realizarem compras ou contratarem os serviços.

Dessa forma, temos hoje como os principais e maiores exemplos de marketplaces, plataformas como Airbnb, AliExpress, Amazon, iFood, Magazine Luiza, Mercadolivre, Shopee, Uber.

Nos aplicativos de compras físicas como Amazon, Mercado Livre, Magazine Luiza e AliExpress, é possível fazer a busca e comparar preços de um mesmo produto que são vendidos por anunciantes diferentes. Já o Uber e iFood, utilizam o marketplace para serviços de viagens e entregas respectivamente.

Principais Vantagens dos Marketplaces

Depois de entender melhor o que é e quais são os maiores marketplaces do mercado, vamos conhecer quais as principais vantagens, tanto para quem administra quanto para quem anuncia.

Como dito anteriormente, existem algumas plataformas que permitem negociar o preço. Ou seja, o vendedor anuncia o produto por um valor, mas o comprador pode oferecer uma proposta e dessa forma eles podem iniciar uma negociação.

Já o administrador de um marketplace, ele apenas monitora o site, aprovando os vendedores e os usuários na plataforma.

Portanto, a vantagem existe tanto para um lado quanto para o outro. Para o consumidor, é possível comparar preços e avaliações que são feitas dos produtos por outros consumidores.

Para o vendedor, ele tem a possibilidade de expor os seus produtos neste espaço virtual e conquistar mais clientes para sua marca. E por fim, o dono do marketplace não precisa fazer controle de estoque nem precificar os produtos, pois tudo fica por conta dos anunciantes.

Marketplace x Loja Virtual

Apesar de se tratarem de vendas online, o marketplace e a loja virtual apresentam propostas muito diferentes de vendas. Uma das principais diferenças está no estoque e distribuição dos produtos.

A Loja Online se trata de um site onde apenas um vendedor expõe o seu tipo de produto, precisa controlar seu próprio estoque e realizar as entregas.

Já o Marketplace abrange vários segmentos de produtos e quem fica encarregado pelo estoque dos produtos é o próprio vendedor.

Quanto à entrega, o administrador pode oferecer um suporte, como é o caso do Mercado Livre que tem sua própria transportadora e realiza os envios das compras feitas dentro da plataforma. Em outros casos, o vendedor e comprador combinam a melhor forma para ambos de ser realizada a entrega.

Promovendo experiências através de Marketplaces

Utilizar estratégias de vendas é muito importante, principalmente para quem está anunciando seus produtos em um marketplace, pois a concorrência torna-se ainda maior. Afinal, o produto que está sendo anunciado não é exclusivo de um vendedor.

Portanto, um diferencial pode ser o atendimento.

Investir em uma estratégia de plataforma omnichannel para que os clientes possam ter uma experiência completa.

Com o sisChat, é possível criar uma segmentação da equipe para manter um fluxo dos atendimentos digitais sempre constantes e armazenar o histórico de atendimentos. Centralizando toda a gestão em um único lugar, fica mais fácil gerir as mensagens e controlar as vendas.

Agora que você já aprendeu um pouco mais sobre marketplaces e sobre a estratégia de vendas através do atendimento, pode começar a pensar em adotar essa modalidade em seu negócio.

E para você que já atua no mercado online, conheça mais sobre a nossa tecnologia sisChat para atendimentos digitais.