banner-agente-virtual-pluri-sistemas

Conheça o Agente Virtual e seus benefícios

No processo de realização de compras tem se tornado cada vez mais comum interagirmos com as empresas pelo WhatsApp. E quando analisamos o lado das empresas, podemos destacar o crescente uso do Agente Virtual, uma ferramenta criada para potencializar o atendimento receptivo e ativo.

No blog de hoje, vamos explorar como funciona um agente virtual e quais os benefícios que essa ferramenta traz para sua empresa.

Sumário:

O que é um Agente Virtual?

Um agente virtual é uma ferramenta feita para recepcionar clientes em um canal de atendimento, com foco em direcionar os mesmos utilizando mensagens de texto ou de voz pré-definidas. Na prática, ele age como um atendente digital, ajudando o usuário a encontrar informações, resolver dúvidas e até realizar algumas tarefas básicas.

Alguns dos exemplos mais conhecidos no mercado são os agentes virtuais de empresas grandes, como, por exemplo, a BIA do Bradesco, Joice da Oi e o Watson da IBM.

Essas ferramentas são conhecidas por facilitar a jornada do usuário sem a necessidade direta de atendimento humano.

O que diferencia um Agente Virtual de um atendente real?

Ok, quando pensamos de maneira crua percebemos que geralmente o chatbot, apesar de inteligente, não se equipara diretamente à um atendimento humano. Mas é justamente essa a real motivação para se ter um chatbot em sua empresa.

Você desocupa o seu atendente real de resolver demandas simples e repetitivas como: reenvio de faturas, dúvidas básicas sobre o produto ou encaminhamento para o setor correto, aumentando a produtividade e velocidade de atendimento do seu operador.

Além disso, você consegue manter um chatbot ativo 24 horas por dia, 7 dias por semana, já no cenário do atendente real isso não seria possível.

Um Agente Virtual é um chatbot?

Na maioria dos casos, sim! Um agente virtual pode vir no formato de um chatbot (uma ferramenta digital que utiliza IA e/ou comandos pré-definidos) ou no formato de uma URA receptiva, no caso dos atendimento realizados pelo telefone.

Tanto um quanto o outro têm o objetivo de melhorar o processo de compra ou atendimento do usuário em um contexto de mensagens. Geralmente, quando o usuário entra em contato com uma ferramenta dessas, o objetivo dele é iniciar a resolução de um problema ou pendência.

Se você precisa otimizar seus atendimentos digitais e auxiliar o seu cliente a passar pelo processo de compra e suporte de forma mais intuitiva, você precisa conhecer nosso o sisChat:

sischat-pluri-sistemas-agente-virtual

Atendimento

Sim, você pode utilizar um agente virtual para auxílio no atendimento dentro da sua empresa. Quando pensamos em vendas e, paralelamente, em uma ferramenta que auxilia na ação, podemos concluir que a plataforma pode ajudar na tomada de decisão de compra por parte do usuário.

Na prática, seria algo como uma ferramenta em que seu cliente entraria em contato com viés talvez de analisar a viabilidade de compra, tirar algumas dúvidas menos complexas e até mesmo realizar uma pré-qualificação. Para o cenário onde você tem um produto facilmente escalável, essa ferramenta seria uma alavanca interessante de se analisar.

Suporte ao cliente

Em outro plano, seria interessante analisarmos como seria o uso de um agente virtual para auxílio no suporte. Como a ferramenta auxilia na ação, uma ideia interessante seria olharmos para a BIA, do Bradesco: ela utiliza processamento de linguagem natural (NLP) para entender perguntas em linguagem comum.

Isso faz com que você possa conversar “livremente” com a BIA em busca de soluções e ela te auxiliará a tomar a decisão correta para resolver seu problema.

Benefícios de um Agente Virtual para sua empresa

Certo, falamos sobre o que você poderia fazer com um agente virtual, mas precisamos entender também em que exatamente essa ferramenta beneficiaria a sua empresa.

Dependendo de como o uso pode ser feito, ele poderia até mesmo ser organizado e realizado com um objetivo específico , desde o aumento do faturamento até o aumento da retenção e LTV (Life-Time Value) do seu cliente.

Seguindo esse raciocínio, podemos analisar alguns benefícios mais comuns da implantação de um agente virtual.

Autoatendimento

Pense no cenário a seguir: um agente virtual com foco em aumentar a satisfação do cliente, oferecendo suporte sem a necessidade de contato direto com uma pessoa, seria uma das melhores soluções pensando no autoatendimento.

A versatilidade da ferramenta faz com que seja amplamente possível realizar este projeto e não precisamos de muito esforço para entender que o autoatendimento acaba gerando mais vendas e mais retenção devido a dois cenários, que veremos a seguir.

Melhoria da experiência

O primeiro deles seria que o seu cliente conseguiria resolver uma dúvida ou demanda simples sem precisar da atuação direta da sua equipe. Assim, os mesmos podem conseguir mais clientes ou realizar atendimentos mais específicos.

O segundo deles é que dar ao seu cliente a capacidade de resolver seus problemas gera um sentimento de importância. Uma vez que você realizou a antecipação de problema daquela pessoa ou, em outras palavras, você pensou no caso daquela pessoa anteriormente, fornecendo uma solução, gerando pertencimento e satisfação no cliente.

Conclusão

O agente virtual tem o poder de alavancar a forma como sua empresa se comunica e atende. Com uma estratégia bem traçada, um objetivo bem definido e foco na resolução de problemas, se tem uma arma poderosíssima em mãos.

Se você ainda não considera implementar essa tecnologia ou pelo menos se atualizar sobre ela, talvez esteja perdendo uma grande oportunidade de escalar o seu atendimento e surfar em uma nova tendência de mercado que está acontecendo.

Então, te pergunto, quer centralizar seus canais digitais e, com o uso de chatbots, melhorar o atendimento e retenção dos seus clientes? Tá na hora de conhecer o sisChat! Vamos lá?

sischat-pluri-sistemas-crm-com-whatsapp

Compartilhe o conteúdo:

sistema-callcenter-discador-automatico
sistema-omnichannel-whatsapp-integrado
whatsapp-cobranca-ebook-pluri-sistemas