mensagens-automaticas-whatsapp-banner

Canais de venda: entenda o que são e os 5 melhores

Imagine que todos os pontos de contato com o seu cliente são um canal de venda. Quantos canais você cobre atualmente?

Se você está começando a pensar em aumentar as oportunidades de vender para o seu cliente, você acaba de subir mais um degrau no nível de maturidade do seu negócio.

Existem muitos canais de vendas, mas há alguns mais estratégicos do que outros. No blog de hoje, você vai entender melhor sobre eles e conferir os 5 melhores canais de vendas que a Pluri Sistemas indica. Boa leitura.

O que são Canais de Vendas?

Canais de vendas são todos os meios pelos quais um produto ou um serviço chegam até o cliente e geram uma conversão.

Assim, há vários tipos diferentes de canais. Em um dia comum, você pode receber abordagens através de panfletos, anúncios, outdoors, ligações, mensagens, vídeos… são muitas possibilidades.

Nesse sentido, escolher os canais de venda mais apropriados pode ser decisivo para o sucesso, as vendas e o alcance de mercado do seu empreendimento.

Os 5 melhores Canais de Vendas

Sem dúvida, quanto mais canais de venda você conseguir atuar, melhor será para a sua empresa.

Entretanto, nem todos os canais são apropriados para o seu modelo de negócio, ou até para o seu orçamento.

De acordo com o livro Tração, de Gabriel Weinberg e Justin Mares, há 19 tipos de canais de vendas, ou canais de aquisição, como são chamados no marketing. Contudo, a Pluri Sistemas indica os 5 principais:

  • Marketing de Conteúdo

    Engajar e gerar valor para o seu cliente, sem necessariamente estar fazendo uma oferta direta a ele é uma estratégia muito inteligente e cada vez mais usada por players do mercado.

    Dessa forma, é possível estar presente, gerar autoridade e construir o seu posicionamento de marca. Quando o seu cliente precisar dos seus produtos ou serviços, ele lembrará de você.

  • SEO – Otimização dos Motores de Busca

    O Marketing de Conteúdo é comumente ligado à criação para as redes sociais, mas não se esqueça que o Google ainda é o principal buscador do mundo.

    É muito importante criar textos e artigos para o seu blog e usar técnicas de SEO para ranquear bem o seu site na primeira página do Google.

     

  • Whatsapp Business

    A grande maioria das pessoas no mundo estão presentes no WhatsApp diariamente. Logo, essa é uma das portas mais interessantes para acessar seu cliente.

    Quando seu negócio já tem um grande volume de procura, uma boa alternativa é implementar chatbots que automatizem e profissionalizem o seu trabalho.

Gerenciador de WhatsApp
  • Eventos

    Quem não é visto não é lembrado. Não só a produção de um evento, como também a simples presença neles pode criar grandes oportunidades de vendas para o seu empreendimento. Além disso, ainda há possibilidades de patrocinar eventos e colocar stands da sua marca.

    Ah, isso sem mencionar o networking que estar nos eventos do seu nicho te proporciona.

     

  • E-mail Marketing

    Um canal direto e pessoal com os seus clientes que pode ser muito estratégico é o e-mail marketing. Ele é uma boa opção porque os clientes precisam aceitar em algum momento receber as comunicações da sua empresa e eles só fazem isso se tiverem interesse em recebê-las.

    Assim, torna-se um canal de vendas com grandes chances de retorno.

     

Como escolher os melhores Canais de Vendas?

Para entender quais os canais de vendas com mais oportunidades para o seu mercado, a conta é bem mais complexa do que parece. Isso porque você precisa entender sobre o seu cliente, seus hábitos, desejos e dores. Afinal de contas, é ele quem vai comprar ou não o seu produto ou serviço.

Uma ferramenta muito usada para decifrar os seus clientes e as suas personas, é o mapa de empatia. Ele te ajuda a realmente desenhar os sentimentos do seu cliente ideal e possibilita que você consiga se colocar no lugar dele, sem tomar decisões baseadas em palpites. Se faça as seguintes perguntas, pensando sempre nos seus clientes:

canais-de-vendas-mapa-empatia


1. O que ele pensa e sente?
Quais são as sensações e ideias que a sua marca produzem na cabeça deles?

2. O que ele ouve? Quais são as influências que ele recebe, tanto digitais quanto pessoais?

3. O que ele vê? Como é a vida dele e com quem ele convive?

4. O que ele fala e faz? Como ele se posiciona em relação ao mundo e a sua marca?

5. Quais são as suas dores? As dúvidas e obstáculos que impedem que ele consuma seu produto

6. Quais são as suas necessidades? O que é sucesso pra ele e aonde ele quer chegar?

A partir do momento que você é capaz de entender tudo isso sobre os seus clientes, fica mais fácil identificar por qual caminho seguir.

Como medir a eficácia dos canais

Para mensurar se os canais de vendas escolhidos foram efetivos ou não, é essencial definir e acompanhar métricas que serão capazes de te mostrar isso através de números.

Por certo, cada canal vai ter as suas métricas mais relevantes, principalmente quando esses canais de vendas forem online e offline, por exemplo.

Mas há alguns deles que podem ser medidos independente do canal, como:

  • ROI é o retorno sobre o investimento, e é calculado a partir da diferença entre a receita gerada e os custos, dividido pelos custos.

    ROI = (receita gerada – custos) / custos.

    O ROI deve ser >1 para que você não tenha prejuízos.

  • Taxa de conversão é a proporção entre as ofertas feitas e as vendas geradas.

    TC = total de vendas / total de contatos feitos

    Quanto maior esse número, mais efetivos estão sendo os seus contatos.

  • Custo de Aquisição de Clientes é medido através da soma entre o custo de marketing e o custo de vendas, dividido pelo número de novos clientes.

    CAC = (custo de Marketing + custo de Vendas) / nº de novos clientes

    Se esse número diminuir ao longo do tempo, seus canais de vendas estão funcionando.

Independente da métrica usada, o importante é que o indicador seja claro e preciso, mensurável, realista, relevante e com prazo definido para esse acompanhamento.

sisChat da Pluri Sistemas: centralize todos os seus canais de venda digitais

Centralizar todas essas informações de tantos canais de vendas é um grande desafio. Por isso, o sisChat (sistema omnichannel) integra os principais canais digitais de contato das empresas com seus consumidores em um só sistema.

Podemos listar os principais como as ligações, mensagens nas principais redes sociais, WhatsApp e e-mail.

Além disso, você ainda consegue:

– Gerar relatórios de acompanhamento das métricas de atendimento

– Acompanhar tudo o que os clientes falam com você em um só lugar

– Monitorar o trabalho da sua equipe através de todos os canais implementados na plataforma

Gerenciador de WhatsApp

Conclusão

Ter mais de um canal de vendas no seu negócio é uma prática muito recomendada, mas eles devem ser escolhidos estrategicamente. Devem ser considerados os canais mais apropriados para o seu segmento e para o seu cliente, de maneira que eles cumpram com o seu objetivo original, que é gerar mais vendas.

Para gerir melhor os atendimentos do seu negócio, considere o uso do sisChat – plataforma omnichannel da Pluri Sistemas. Essa ferramenta oferece uma solução omnichannel integrada, conectando todos os principais canais de comunicação em uma única plataforma, garantindo um atendimento de excelência e melhorando a experiência do cliente.

 

Conte com a Pluri Sistemas e conheça as principais funcionalidades que temos para sua empresa.

Compartilhe o conteúdo:

sistema-callcenter-discador-automatico
sistema-omnichannel-whatsapp-integrado
whatsapp-cobranca-ebook-pluri-sistemas