whatsapp-banido-o-que-fazer-blog-pluri-sistemas
juliana-baratta-marketing-pluri-sistemas

Por Juliana Baratta

WhatsApp Banido: Saiba o Que Fazer

Se você teve seu WhatsApp banido ou conhece ou alguém que teve, neste conteúdo vamos te contar alguns dos motivos que levam a plataforma a fazer isso e em alguns casos, o que pode ser feito para recuperar o número.

whatsapp-banido-como-proceder

Quem teve a conta do WhatsApp Business banida, verá a mensagem como a imagem da esquerda. Caso a conta tenha sido banida temporariamente, verá como na imagem da direita. [Fonte: Divulgação WhatsApp]

Certamente ninguém gostaria de ter o seu WhatsApp Business banido. Até porque ele se tornou um dos principais meios de comunicação no mundo, com 2 bilhões de usuários totais e 137 milhões apenas no Brasil. Diante desse cenário, muitas empresas adotaram a plataforma como meio oficial para se comunicar com seus clientes e realizar atendimentos.

Portanto, ter o WhatsApp banido pode significar grandes perdas, mesmo que seja temporariamente.

Mas ter o número bloqueado no WhatsApp nem sempre significa que a empresa violou alguma regra da plataforma. Por isso é importante conhecer as regras do aplicativo e saber o que pode levar ao banimento.

Fui banido do WhatsApp, e agora?

Ao se deparar com uma mensagem de que seu número foi banido do WhatsApp, a primeira coisa a se fazer é entender os motivos que levaram a esse bloqueio.

A plataforma possui algumas regras e que devem ser seguidas à risca, principalmente quando se trata de uma conta comercial (WhatsApp Business). Por exemplo, criar grupos ou lista de transmissão com muitos contatos que não possuem o número da empresa salvo na lista de contatos.

Outros motivos que levam o WhatsApp a ser banido:

  • Compartilhamento de fake news e desinformação;
  • Mensagens com conteúdo de ameaça ou discriminatório;
  • Divulgação de anúncios e promoções;
  • Uso excessivo de lista de transmissão;
  • Envio de mensagens de Spam ou conteúdo indesejado no geral.

Se após análise ainda for concluído que as regras estão sendo seguidas, é possível entrar com recurso diretamente com a equipe de suporte do WhatsApp.

WhatsApp banido por engano – como recorrer

Mesmo tendo o número banido do WhatsApp, é possível tentar recuperar o acesso entrando em contato diretamente com o suporte oficial da plataforma.

Existem duas formas formas de solicitar a verificação do número. A primeira é através do e-mail que pode ser enviado para support@whatsapp.com, solicitando a liberação da sua conta e com algumas informações adicionais importantes:

  • Exponha toda a situação que aconteceu, argumentando sobre as regras. Caso tenha total certeza de que não violou nenhuma delas, isso deve ser evidenciado também;
  • Apresente casos de uso da plataforma pela sua empresa;
  • Lembre-se de informar o número da conta que foi banido junto com DDD;
  • É recomendado que o texto do e-mail seja redigido em inglês.

Ao receber o pedido de revisão, a equipe responsável fará uma análise da atividade da sua conta. Caso seja constatado que nenhuma regra foi violada, ou ainda que tenha sido a primeira vez que aconteceu alguma violação, ela será liberada novamente e seu número retomado para uso na plataforma.

O tempo padrão para resposta da equipe de atendimento, é de 48h, mas em alguns casos, pode levar até 1 dia.

A segunda forma de solicitar a verificação, é através do site. Para isso, acesse https://www.whatsapp.com/contact/?subject=messenger e envie todas as informações solicitadas, de forma que permita a equipe retornar o contato com você para dar uma resposta.

O que fazer para evitar ser banido pelo WhatsApp

A realização do opt-in é uma das etapas mais importantes antes de iniciar a interação com qualquer cliente via WhatsApp. Isso porque ela ajuda a evitar que o cliente bloqueie seu número ou que seu número seja denunciado como Spam.

O opt-in pode ser realizado em formulários de cadastro dentro do próprio site da empresa, e-mail de solicitação ou através de totens espalhados pela loja física.

A equipe especialista em tecnologias digitais, da Pluri Sistemas, desenvolveu um conteúdo rápido sobre as boas práticas de disparo ativo no WhatsApp: